top of page
cabeca3.jpeg

6 a 8 de novembro de 2019

*

sala 218 da reitoria da UFSM

*

evento gratuito

Home

O que temos para 2019?

CIRCULARES 2019

Clique nos ícones para ler as circulares e obter informações detalhadas sobre inscrições e submissões.

Neste ano, o tema da Jornada é BLENDED LEARNING E METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. O evento terá início com uma palestra com o Prof. Dr. Mario Vásquez Astudillo, da Universidad Tecnológica de Chile, como pesquisador convidado, e contará, ainda, com rodas de conversa com a plateia, espaço para apresentações de até 10 professores/pesquisadores no formato Minha Pesquisa em 3 Minutos (MP3M), com pôster digital em template a ser disponibilizado pela organização do evento, e uma mesa final com os coordenadores dos projetos de pesquisa. Haverá, ainda, espaço para 32 apresentações orais de trabalhos apresentados em simpósios temáticos, selecionados pelo Comitê Científico do evento, entre os trabalhos enviados pelos coordenadores de grupos. Considerando o número limitado de inscrições de trabalhos, sugere-se a coautoria, com o máximo de 4 autores por trabalho. Cada proposta deve ser enviada por e-mail a um dos coordenadores dos grupos de pesquisa, listados abaixo, que os reunirá em um simpósio temático e o enviará ao Comitê Científico do evento.

PROGRAMAÇÃO

   6/11 - QUARTA-FEIRA   
   7/11 - QUINTA-FEIRA   
   8/11 - SEXTA-FEIRA   

15h – 15h30min: Inscrições e credenciamento

15h30min – 16h: Abertura do evento

​

16h – 17h30min: Palestra de Abertura - Blended Learning e uso de tecnologias por professores e estudantes no ensino superior - Prof. Mario Vásquez Astudillo (Universidad Tecnológica de Chile)

​

17h30min – 18h: Minha Pesquisa em 3 Minutos - Moderador: Prof. Ms. André Firpo Beviláqua

9h – 10h30min: Simpósio I

Coordenação: Prof. Dr. Ana Cláudia Pereira de Almeida (IFRS)

10h45min – 12h15min: Simpósio II

Coordenação: Prof. Dr. Vanessa Ribas Fialho (UFSM)

 

Intervalo para almoço

 

14h30min – 16h30 min:     Simpósio III

Coordenação: Prof. Dr. Vilson José Leffa (UFPel)

16h30 min – 17h: Coffee Break

17h – 18h30: Roda de conversa

Moderadora: Prof. Dr. Camila Gonçalves dos Santos do Canto

9h – 10h30min: Simpósio IV

Coordenação: Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro (UFPel)

10h45min – 12h15min: Simpósio V

Coordenação: Prof. Dr. Marcus V. L. Fontana (UFSM)

​

Intervalo para almoço

​

14h30min – 16h: Mesa Redonda – Blended Learning e Metodologias Ativas de Aprendizagem

Comissão Organizadora

16h – 16h30min: Coffee break

16h30min – 18h: Avaliação e Próximos Desafios - Comissão Organizadora

18h: Encerramento

Blended Learning e uso de tecnologias por professores e estudantes no ensino superior

Prof. Dr. Mario Vásquez Astudillo (Universidad Tecnológica de Chile INACAP)

 

A palestra aborda como o rápido surgimento das tecnologias digitais no último meio século tem um enorme impacto sobre as possibilidades de aprendizagem presencial e on-line. As tecnologias digitais oferecem uma ampla gama de alternativas para o ensino-aprendizagem presencial e on-line na universidade e na escola, gerando novos contextos emergentes na formação dos estudantes. O método pedagógico b-learningintegra os pontos fortes da sala de aula presencial e do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), aproximando os dois ambientes.

 

As instituições podem introduzir o ensino on-line, na organização pedagógica e curricular de seus cursos presenciais de graduação, até 40% da carga horária total do curso. A oferta de disciplinas pode ser integral (e-learning ou modalidade a distância), ou parcialmente (b-learning ou ensino híbrido). As universidades contam com AVAs (por exemplo Moodle), no entanto estamos usando principalmente as funções mais básicas do Moodle, portanto o problema mais que tecnológico, é pedagógico.

 

O b-learning tem demonstrado seu potencial para melhorar a eficácia e eficiência de experiências de aprendizagem significativas integrando ao ensino as melhores práticas da aprendizagem através das metodologias ativas. Estas novas tecnologias e metodologias facilitam uma pedagogia baseada na interatividade e a personalização.

mario.jpg

Para acessar o Caderno de Resumos, clique AQUI.

2019
O que é a JETAL?

Sobre

A IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (JETAL) é uma realização de seis grupos de pesquisa de quatro instituições diferentes, mas que têm em comum a preocupação com o impacto que as novas tecnologias têm imprimido sobre a educação, em especial, no ensino de línguas: o grupo “Tecnologia e Aprendizagem de Línguas”, coordenado pelo Prof. Dr. Vilson J. Leffa, da Universidade Federal de Pelotas, o grupo de pesquisa “Elaboração de Materiais e Práticas Pedagógicas na Aprendizagem de Línguas”, coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro, também da Ufpel, os grupos vinculados à Universidade Federal de Santa Maria, “Internet e Ensino de E/LE”, coordenado pela Profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho, e GPTELE (Tecnologias Digitais, EaD e Línguas Estrangeiras), coordenado pelo Prof. Dr. Marcus V. L. Fontana, o Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada do IFRS Câmpus Rio Grande, coordenado pela Profa. Dra. Ana Claudia Almeida, e, a partir deste ano de 2019, o grupo "LECiber: Letras e Educação na Cibercultura", da Unipampa Jaguarão, sob coordenação da Profa. Dra. Camila Gonçalves dos Santos do Canto.

A JETAL constitui-se desde sua primeira edição, realizada na Ufpel, em 2011, como evento de vocação itinerante e, como tal, nos anos que se seguiram encontrou sede na Ucpel, na UFSM e no IFRS Câmpus Rio Grande, sempre contando com um convidado especial, um professor ou professora de reconhecida importância no campo do ensino mediado por tecnologias digitais.

Nesta edição de 2019, o evento será realizado na UFSM, na cidade de Santa Maria, tendo como convidado o Prof. Dr. Mario Vásquez Astudillo, da Universidad Tecnológica de Chile, com a palestra "Blended Learning e uso de tecnologias por professores e estudantes no ensino superior".

​

About
Organizers

Depoimentos

vilson_silva_edited_edited.png

VALDIR SILVA

2018

A Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos nos ensina que quanto mais sensíveis às condições iniciais, diversificadas, colaborativas, dinâmicas, adaptativas e criativas são as práticas de interação de um sistema social, mais fortes serão seus níveis de complexidade sistêmica. Foram exatamente essas propriedades que tive a alegria de ver em funcionamento em cada grupo de pesquisa e em suas produções. De forma contundente, vi a importância das conexões desses grupos (subsistemas) para a tessitura do grande sistema Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL). Como convidado da VIII edição do evento, realizada na UFPel, nos dias 29 e 30/11/18, voltei totalmente revigorado para a UNEMAT e agradecido pelas ricas experiências  acadêmica que tive ao lado de pessoas tão queridas e comprometidas com as práticas contemporâneas de ensino de línguas. Ainda que em tempos difíceis - turbulentos - para as ciência e educação brasileira, desejo uma trilha longa e necessária à JETAL, pois, como nos lembra Mário Quintana, somos e devemos ser “passarinhos”. 

6elena_edited.jpg

ELENA MALLMANN

2016

A VI JETAL propiciou oportunidade de diálogo autêntico em torno das potencialidades e desafios da educação mediada pelas tecnologias. Foi um encontro para compartilhar experiências, conhecimentos práticos e sistematizações teóricas tanto com professores quanto acadêmicos. Momentos interdisciplinares para produzir conhecimento em torno dos movimentos contemporâneos da educação livre e aberta mediada pelas tecnologias, especialmente dos Recursos Educacionais Abertos (REA).

montemor_edited.jpg

WALKYRIA MONTE-MOR

2014

Participei da IV JETAL em 2014 e tive uma enorme satisfação em conhecer - e em alguns casos, conhecer mais de perto - os excelentes trabalhos que são realizados por colegas, pós-graduandos, graduandos e professores que estiveram presentes. A Jornada me provocou muitos insights e saí de lá com a certeza de que a continuidade nas trocas acadêmicas com aqueles colegas e estudantes seria muito produtiva. Foi um encontro diferente, principalmente por promover um ambiente informal e acolhedor, e por valorizar as relações humanas dentro de um espírito renovado de academia. Muito sucesso nas próximas edições do evento! Vida longa à JETAL!

bottentuit_edited.jpg

JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JR.

2012

Em 2012 participei da II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL. Foi uma experiência fantástica, pois dialogamos sobre tecnologias e possibilidade de utilização das mesmas em contexto do ensino de idiomas. No presente evento, tive a oportunidade de conhecer de perto alguns investigadores brasileiros da área, bem como acompanhar as pesquisas realizadas tanto pelos alunos da UFSM como também de alunos de instituições vizinhas. A JETAL é sem dúvidas um excelente espaço de discussão e intercâmbio de ideias e saberes!! Sucesso nas próximas edições !!

Foto Ricardo_edited_edited.jpg

ALAN RICARDO COSTA

2017

Participo da JETAL desde sua primeira edição (2011). Na época, eu era um estudante de graduação, em Iniciação Científica. De lá para cá, assim como muitos amigos e colegas que acompanham o evento ano após ano, concluí graduação, mestrado, e, hoje, faço doutorado. A JETAL é esse grande sistema complexo, em que todos, independentemente da titulação, podem (re)pensar suas pesquisas em colaboração com os demais. Para esse evento, que preza pelo debate comprometido, pelo compartilhamento dos saberes e pelo crescimento intelectual e profissional dos indivíduos em grupo, votos carinhosos de “vida longa” e (ainda mais) sucesso.

maximina_edited.png

MAXIMINA FREIRE

2015

Viver a V JETAL, em 2015, foi uma experiência intensa que me permitiu dialogar e refletir sobre os trabalhos apresentados, sem a pressa típica dos simpósios e comunicações coordenadas da maioria dos eventos acadêmicos. Desde a primeira plenária, apresentadores e participantes se integravam em um grande grupo de interlocutores que, espontaneamente, contribuía com sugestões, referências e questionamentos. Ao longo do evento, muitas conversas e trocas, muita seriedade e descontração, alguns almoços apressados e muitos jantares animados. Na última sessão, a certeza do crescimento e a saudade, já na despedida. Inesquecível! Não há como definir a Jornada de outra forma! Só espero que ela continue acolhendo e promovendo a interação entre pesquisadores principiantes e experientes, recebendo convidados de várias partes do Brasil e sendo um fórum de debates que permita a ligação e religação de saberes.

buzato_edited.jpg

MARCELO BUZATO

2013

Minha participação na Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL) me trouxe momentos de grande satisfação profissional e pessoal. Foi uma oportunidade ímpar de compartilhar o trabalho do meu grupo de pesquisa com os colegas do Sul e conhecer o trabalho que fazem lá na pontinha simpática do nosso Brasil. De quebra, fiz novos amigos e provei delícias dá culinária gaúcha que ainda guardo na memória. Parabenizo os organizadores e participantes da JETAL pela qualidade do trabalho e faço votos de longevidade.o.

vera2_edited.jpg

VERA MENEZES

2011

Fico feliz com o sucesso da Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL) ao ver que o evento já está em sua quinta edição. Presto minhas homenagens aos seus idealizadores e desejo que esse sucesso se perpetue. Continuem a debater e divulgar boas ideias e a contribuir com a pesquisa e a inserção da tecnologia no ensino de línguas.

Subscribe
Depoimentos
Âncora 2

© 2023 by Connectwork.

Proudly created with Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

500 Terry Francois Street, San Francisco, CA 94158

info@mysite.com | Tel: 123-456-7890 | Fax: 123-456-7890

bottom of page