top of page
vera.png
joao.png
buzato.png

Vera Menezes 

JETAL 2011

"Fico feliz com o sucesso da Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL) ao ver que o evento já está em sua quinta edição. Presto minhas homenagens aos seus idealizadores e desejo que esse sucesso se perpetue. Continuem a debater e divulgar boas ideias e a contribuir com a pesquisa e a inserção da tecnologia no ensino de línguas."

João Batista Bottentuit Jr

JETAL 2012

"Em 2012 participei da II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL. Foi uma experiência fantástica, pois dialogamos sobre tecnologias e possibilidade de utilização das mesmas em contexto do ensino de idiomas. No presente evento, tive a oportunidade de conhecer de perto alguns investigadores brasileiros da área, bem como acompanhar as pesquisas realizadas tanto pelos alunos da UFSM como também de alunos de instituições vizinhas. A JETAL é sem dúvidas um excelente espaço de discussão e intercâmbio de ideias e saberes!! Sucesso nas próximas edições !!"

Marcelo Buzato

JETAL 2013

"Minha participação na Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL) me trouxe momentos de grande satisfação profissional e pessoal. Foi uma oportunidade ímpar de compartilhar o trabalho do meu grupo de pesquisa com os colegas do Sul e conhecer o trabalho que fazem lá na pontinha simpática do nosso Brasil. De quebra, fiz novos amigos e provei delícias dá culinária gaúcha que ainda guardo na memória. Parabenizo os organizadores e participantes da JETAL pela qualidade do trabalho e faço votos de longevidade."

valkiria.png

Walkyria Monte-Mor 

JETAL 2014

"Participei da IV JETAL em 2014 e tive uma enorme satisfação em conhecer - e em alguns casos, conhecer mais de perto - os excelentes trabalhos que são realizados por colegas, pós-graduandos, graduandos e professores que estiveram presentes. A Jornada me provocou muitos insights e saí de lá com a certeza de que a continuidade nas trocas acadêmicas com aqueles colegas e estudantes seria muito produtiva. Foi um encontro diferente, principalmente por promover um ambiente informal e acolhedor, e por valorizar as relações humanas dentro de um espírito renovado de academia. Muito sucesso nas próximas edições do evento! Vida longa à JETAL!"

maximina.png

Maximina Freire

JETAL 2015

"Viver a V JETAL, em 2015, foi uma experiência intensa que me permitiu dialogar e refletir sobre os trabalhos apresentados, sem a pressa típica dos simpósios e comunicações coordenadas da maioria dos eventos acadêmicos. Desde a primeira plenária, apresentadores e participantes se integravam em um grande grupo de interlocutores que, espontaneamente, contribuía com sugestões, referências e questionamentos. Ao longo do evento, muitas conversas e trocas, muita seriedade e descontração, alguns almoços apressados e muitos jantares animados. Na última sessão, a certeza do crescimento e a saudade, já na despedida. Inesquecível! Não há como definir a Jornada de outra forma! Só espero que ela continue acolhendo e promovendo a interação entre pesquisadores principiantes e experientes, recebendo convidados de várias partes do Brasil e sendo um fórum de debates que permita a ligação e religação de saberes."

helena.png

Elena Mallmann

JETAL 2016

"A VI JETAL propiciou oportunidade de diálogo autêntico em torno das potencialidades e desafios da educação mediada pelas tecnologias. Foi um encontro para compartilhar experiências, conhecimentos práticos e sistematizações teóricas tanto com professores quanto acadêmicos. Momentos interdisciplinares para produzir conhecimento em torno dos movimentos contemporâneos da educação livre e aberta mediada pelas tecnologias, especialmente dos Recursos Educacionais Abertos (REA)."

Valdir Silva

JETAL 2018

"A Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos nos ensina que quanto mais sensíveis às condições iniciais, diversificadas, colaborativas, dinâmicas, adaptativas e criativas são as práticas de interação de um sistema social, mais fortes serão seus níveis de complexidade sistêmica. Foram exatamente essas propriedades que tive a alegria de ver em funcionamento em cada grupo de pesquisa e em suas produções. De forma contundente, vi a importância das conexões desses grupos (subsistemas) para a tessitura do grande sistema Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL). Como convidado da VIII edição do evento, realizada na UFPel, nos dias 29 e 30/11/18, voltei totalmente revigorado para a UNEMAT e agradecido pelas ricas experiências  acadêmica que tive ao lado de pessoas tão queridas e comprometidas com as práticas contemporâneas de ensino de línguas. Ainda que em tempos difíceis - turbulentos - para as ciência e educação brasileira, desejo uma trilha longa e necessária à JETAL, pois, como nos lembra Mário Quintana, somos e devemos ser “passarinhos”. 

valdir.png

Alan Ricardo

JETAL 2017

"Participo da JETAL desde sua primeira edição (2011). Na época, eu era um estudante de graduação, em Iniciação Científica. De lá para cá, assim como muitos amigos e colegas que acompanham o evento ano após ano, concluí graduação, mestrado, e, hoje, faço doutorado. A JETAL é esse grande sistema complexo, em que todos, independentemente da titulação, podem (re)pensar suas pesquisas em colaboração com os demais. Para esse evento, que preza pelo debate comprometido, pelo compartilhamento dos saberes e pelo crescimento intelectual e profissional dos indivíduos em grupo, votos carinhosos de “vida longa” e (ainda mais) sucesso. diálogo autêntico em torno das potencialidades e desafios da educação mediada pelas tecnologias. Foi um encontro para compartilhar experiências, conhecimentos práticos e sistematizações teóricas tanto com professores quanto acadêmicos. Momentos interdisciplinares para produzir conhecimento em torno dos movimentos contemporâneos da educação livre e aberta mediada pelas tecnologias, especialmente dos Recursos Educacionais Abertos (REA)."

alan.png

Mario Vásquez Astudillo

JETAL 2019

Participei da IX JETAL para compartilhar sobre blended learning (BL) e as metodologias ativas de aprendizagem. Quero parabenizar todos os colegas das diferentes universidades que dão vida a esta rica jornada científica, um espaço horizontal para discussão e troca de ideias e conhecimentos, no qual todo mundo ouve a todos, para que todo trabalho e experiência possam ser ouvidos e todos os participantes possam dar feedback, vencendo a solidão de muitos congressos. Além da metodologia, a JETAL traz a cada ano as questões emergentes e urgentes a serem analisadas pela comunidade acadêmica, para mudar nossas práticas didáticas e pedagógicas. O BL está se tornando um "novo modelo tradicional" ou um "novo normal" no ensino superior, sendo quase impossível encontrar um sistema de ensino e aprendizagem que não envolva métodos de ensino do BL. Muitas universidades e instituições de ensino superior estão preparando planos estratégicos para implementar e disseminar ou usar o BL, aumentando constantemente como uma modalidade favorita, valorizando sua flexibilidade, facilidade de acesso e integração de multimídia sofisticada. Longa vida e sucessão das próximas edições!! Abraços.

mario.jpg
vanessa.png

Vanessa Fialho

JETAL 2020

"Participar como palestrante da X JETAL, em 2020, foi extremamente desafiador, não só por ter sido em um ano bastante duro para a humanidade e, como não poderia ser diferente, para a educação, mas também por falar para um grupo de colegas e especialistas, em um evento igualmente especializado, o que foge ao cotidiano do professor. Para mim, o ano de 2020 foi um divisor de aguas: comemoramos os 10 anos do evento com o lançamento de um lindo livro; abrimos nossas portas e janelas a públicos mais longínquos, com a primeira edição on-line; debatemos sobre Ambientes Pessoais de Aprendizagem sob inúmeras perspectivas, espaços e práticas, acolhendo as apresentações no melhor estilo Jetal de ser: todos para todos, não importando titulação; fortalecemos nossas parcerias e refizemos outras, num constante reinventar dos membros dos grupos de pesquisa. E seguimos em frente, nos reinventando em nossos espaços geográficos e virtuais e sendo sistematicamente aglutinados pela nossa partícula Vilson Leffa. Quem ainda tenhamos muito tempo de partilha de todos para todos, pois juntos somos mais!"

bottom of page