top of page

OLÁ!

A VIII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL) é uma realização de cinco grupos de pesquisa de três instituições diferentes, mas que têm em comum a preocupação com o impacto que as novas tecnologias têm imprimido sobre a educação, em especial, no ensino de línguas: o grupo de pesquisa “Elaboração de Materiais e Práticas Pedagógicas na Aprendizagem de Línguas”, coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro, da Universidade Federal de Pelotas, o grupo “Tecnologia e Aprendizagem de Línguas”, coordenado pelo Prof. Dr. Vilson J. Leffa, também da Ufpel, os grupos vinculados à Universidade Federal de Santa Maria, “Internet e Ensino de E/LE”, coordenado pela Profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho e GPTELE (Tecnologias Digitais, EaD e Línguas Estrangeiras), coordenado pelo Prof. Dr. Marcus Vinicius Liessem Fontana, e o Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada do IFRS Câmpus Rio Grande, coordenado pela Profa. Dra. Ana Claudia Almeida

Este evento surgiu para criar uma oportunidade de reunir os grupos de pesquisa de forma a intercambiar experiências e conhecimentos. Mais que uma reunião de colegas de profissão e parceiros de pesquisa, uma reunião de amigos unidos pelo propósito de aprimorar a experiência da educação mediada por tecnologias digitais  Hoje, na sua oitava edição, a JETAL aparece como evento consolidado na área.

Em sua primeira edição, na Ufpel, em 2011, o evento contou com a participação da Profa. Dra. Vera Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq), referência na área de Linguística Aplicada.  No ano seguinte, na UFSM, o convidado foi o Prof. Dr. João Batista Bottentuit, docente da Universidade Federal do Maranhão e especialista em Webquests. Na edição de 2013, sediada na UCPel, o convidado foi o Prof. Dr. Marcelo El Khouri Buzato, da UNICAMP, que trouxe para a discussão elementos como mashups e remix, proporcionando novos ares e ideias aos integrantes dos grupos. Na quarta edição, novamente na Ufpel, o evento contou com a Profa. Dra. Walkyria MonteMór, da Universidade de São Paulo (USP), discutindo a questão dos multiletramentos, e com a contribuição da Profa. Dra. Maria Mertzani, especialista em CALL e Estudos Surdos.  A professora Maximina Freire, da PUC-SP, foi a convidada da quinta JETAL, realizada na UFSM, com o tema do design instrucional complexo. Em 2016, na UCpel, a sexta edição teve como convidada especial a professora Elena Mallmann, que trouxe a discussão sobre Recursos Educacionais Abertos. Com o ingresso do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada do IFRS Câmpus Rio Grande, no ano de 2017 a JETAL foi organizada no Instituto e o professor Alan Ricardo Costa foi convidado a discutir o ensino crítico de línguas mediado por tecnologias digitais. Nesta nova edição, em 2018, o convidado é o professor Valdir Silva, da UNEMAT. O evento será realizado novamente na Ufpel.

bottom of page