top of page

OLÁ!

A VIII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL) é uma realização de cinco grupos de pesquisa de três instituições diferentes, mas que têm em comum a preocupação com o impacto que as novas tecnologias têm imprimido sobre a educação, em especial, no ensino de línguas: o grupo de pesquisa “Elaboração de Materiais e Práticas Pedagógicas na Aprendizagem de Línguas”, coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro, da Universidade Federal de Pelotas, o grupo “Tecnologia e Aprendizagem de Línguas”, coordenado pelo Prof. Dr. Vilson J. Leffa, também da Ufpel, os grupos vinculados à Universidade Federal de Santa Maria, “Internet e Ensino de E/LE”, coordenado pela Profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho e GPTELE (Tecnologias Digitais, EaD e Línguas Estrangeiras), coordenado pelo Prof. Dr. Marcus Vinicius Liessem Fontana, e o Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada do IFRS Câmpus Rio Grande, coordenado pela Profa. Dra. Ana Claudia Almeida

​

Este evento surgiu para criar uma oportunidade de reunir os grupos de pesquisa de forma a intercambiar experiências e conhecimentos. Mais que uma reunião de colegas de profissão e parceiros de pesquisa, uma reunião de amigos unidos pelo propósito de aprimorar a experiência da educação mediada por tecnologias digitais  Hoje, na sua oitava edição, a JETAL aparece como evento consolidado na área.

​

​

Em sua primeira edição, na Ufpel, em 2011, o evento contou com a participação da Profa. Dra. Vera Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq), referência na área de Linguística Aplicada.  No ano seguinte, na UFSM, o convidado foi o Prof. Dr. João Batista Bottentuit, docente da Universidade Federal do Maranhão e especialista em Webquests. Na edição de 2013, sediada na UCPel, o convidado foi o Prof. Dr. Marcelo El Khouri Buzato, da UNICAMP, que trouxe para a discussão elementos como mashups e remix, proporcionando novos ares e ideias aos integrantes dos grupos. Na quarta edição, novamente na Ufpel, o evento contou com a Profa. Dra. Walkyria MonteMór, da Universidade de São Paulo (USP), discutindo a questão dos multiletramentos, e com a contribuição da Profa. Dra. Maria Mertzani, especialista em CALL e Estudos Surdos.  A professora Maximina Freire, da PUC-SP, foi a convidada da quinta JETAL, realizada na UFSM, com o tema do design instrucional complexo. Em 2016, na UCpel, a sexta edição teve como convidada especial a professora Elena Mallmann, que trouxe a discussão sobre Recursos Educacionais Abertos. Com o ingresso do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada do IFRS Câmpus Rio Grande, no ano de 2017 a JETAL foi organizada no Instituto e o professor Alan Ricardo Costa foi convidado a discutir o ensino crítico de línguas mediado por tecnologias digitais. Nesta nova edição, em 2018, o convidado é o professor Valdir Silva, da UNEMAT. O evento será realizado novamente na Ufpel.

​

bottom of page